Powered By Blogger

quarta-feira, 9 de abril de 2014

POR QUE HOSPITAL VETERINARIO UNIMONTE INDICA CLINICAS DE SUPORTE 'A INTERNACAO PET QUE NAO CORRESPONDEM AO MESMO PADRAO?



Simulador de cachorro é usado em curso de Veterinária de universidade de Santos, SP

.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária do Unimonte, em Santos, estão usando uma tecnologia inédita na região que os aproxima da realidade que encontrarão nas clínicas veterinárias. Trata-se do manequim simulador de cão, equipamento importado que simula um cão de grande porte.

Composto por produtos como borracha, silicone e até pelúcia, para chegar o mais próximo possível da realidade, ele reproduz vias aéreas (traqueia, esôfago e epiglote), vasos, pulmões ativos e pulso simulado, permitindo a colocação de tubo endotraqueal, treinamento de ressuscitação, compressões torácicas e colocação de talas e bandagens para simulação de tratamento de fraturas.

SP santos manequim caoSimulador de cachorro será usado pelos alunos durante as aulas do curso de Veterinária do Unimonte (Foto: Divulgação/Unimonte)
  Os alunos podem treinar acesso venoso, ressuscitação cardiopulmonar, palpação de pulso, intubação, ventilação, além de realizar imobilizações de membros e treinar o atendimento de um trauma, situação corriqueira na prática clínica e que requer muito treinamento para a condução adequada.

A coordenadora adjunta do curso, Tatiana Carvalho, afirma que é inviável treinar alguns procedimentos em animais que mortos, pelas mudanças físicas que ocorrem após o óbito. "Por exemplo, treinar coleta de sangue ou aplicação de medicamentos na veia é impossível em animais nesse estado. Sendo assim, a aquisição de um simulador permite o treinamento intensivo de forma a não prejudicar animais vivos e, ao mesmo tempo, prepara esses futuros profissionais para a vivência clínica”, destaca.

Nenhum comentário:

Postar um comentário