Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de abril de 2014

"CHUMBINHO" - ASSASSINO NUMERO 1 DE ANIMAIS

.

16 de abril

CHUMBINHO -
COMO TENTAR SALVAR O ANIMAL ??? 



Os sinais de intoxicação podem ser: Salivação (baba), vômitos, diarreia, convulsão, inquietação ou prostração, tremores, descoordenação e fraqueza, pupilas contraídas, hemorragia nasal ou bucal etç. 
Vamos conhecer este veneno. 
O "chumbinho" é um agrotóxico a base de carbamato e vai agir no CÉREBRO. Ele é neurotóxico e inibe os "interruptores" do cérebro de desligarem. Acaba ficando tudo "ON" TZZZ TZZ curto circuito neural. Ele inibe a enzima acetilcolinesterase, que justamente desligaria o "interruptor". Tem neuroquímica envolvida então vamos ser simplistas. 
Primeiro de tudo corra pro VET, e lavagem gástrica urgente e se possível dar carvão ativado. Todos os sintomas físicos são pela ação no Cérebro então é lá que o Vet deve se concentrar. 
A Atropina vai estimular a acetilcolinesterase (desliga interruptor) e a função cerebral tende a normalizar. O veneno é também transformado no fígado então Acetilcisteina a 30mg/Kg seria muito bom como hepato detox. O veneno é 90% excretado pelo rim daí vai do VET decidir pelo soro, diuréticos etç. A dosagem de Atropina para humanos é sem miséria. Para animais pode chegar a 1 ampola de 0,25mg/ml para cada Kg do animal.(0,03mg/kg/dose, de 15/15 min) 

Se o animal fosse meu eu pediria sem miséria, mas isso é com o VET pessoal. O "trem" é forte (DL50=0,9), apenas 2 grânulos mata. Causar o vómito do animal com o cabo de escova de dente ou dedo no "meinho" da garganta, em casa, vai parar a absorção do veneno. Isto é para o "chumbinho" mas se for algum raticida coagulante ou outros venenos o VET vai se ligar. 

Espero ter ajudado.

Eng Alexandre G. Valente.
_____________________________


Fontes de pesquisa e links Bibliográficos:

Antídoto - Atropina - Informações técnicas
http://www.medicinanet.com.br/conteudos/medicamentos-injetaveis/3345/atropina.htm

Toxicologia da UFRJ - RJ:
http://ltc.nutes.ufrj.br/toxicologia/mXII.chu.htm

Universidade Federal de Santa Maria -Centro de Ciências Rurais
http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0103-84782007000400051&script=sci_arttext

Reportagem com Paulo Alex - Presidente do Conselho Regional de Medicina Veterinária (CRMV ) - UOL
http://acritica.uol.com.br/noticias/manaus-amazonas-amazonia-Veneno-Anvisa-encontrado-Centro-chumbinho-perigo-saude-animais-meio_ambiente_0_869313069.html

Suplementação Detox : Bibliografia própria - A.G. Valente.L477SS

Nenhum comentário:

Postar um comentário