domingo, 13 de setembro de 2015

sábado, 12 de setembro de 2015

Sarna Otodecica - muito mais perigosa que imaginavámos !!!

Olá meus queridos !!

Nesse artigo vou levantar um assunto de interesse de todos papais e mamaes , não de apenas cães , mas gatos tbm .... uma doença que interfere em qualquer fase na vida desses mocinhos:  A SARNA OTODECICA !!



Se trata de uma doença que ataca o ouvidinhos deles , vindo de do acaro  Otodectes cynotis


O acaro se alimenta de restos de tecidos epidérmicos , entao ele fica pela superficie do corpo , num momento de baixa imunidade , seja em filhotes por adaptação ou tala na orelha (caso de yorks é muito comum ), estress ate mesmo por conta de fógos de artificio  ou mesmo doenças mais severas ,  esses ácaros se alojam na orelhinha deles , se alimentando de cerumin .... como eles  se reproduzem rapidamente (para se ter uma idéia em seus  ovos eclodem em questão de 3 a 4 horas após serem postos) , 

 a doença se prolifera muito rápido..o ouvidinhos em questao de 1 semana já esta totalmente infestado , o cerumin torna-se mais escuro e o contagio é de muita facilidade entre cães e gatos , não acomete aos seres humanos !

Como perceber a doença

É muito fácil de percebermos quando nossos mocinhos estão com a doença : eles coçam e balançam a cabeça , já que os ácaros proliferados  se locomovendo dentro do ouvidinho, promove a sensação de coceira .  

Outra questão  é já o grau de infecção que acomete o ouvidinho , transformando o cerumin amarelo claro , numa pasta escura parecendo borra de café e se observar essa pasta com um gase ou algodão , conseguimos ver à olho nu os ácaros passeando por sobre ela ... 

por isso , imagine como os mocinhos sentem-se com essa proliferação ! então observeve se estão balançando a cabecinha , coçando com demasia , olhe o cerumin : se estiver escuro  : É sarna otodecica ! e se diagnosticada : procure a reação de termino dessa infestação o qto antes .. lembre-se à cada 3 horas ... eles se multiplicam mais e mais !! 


o Agravante é que  eles coçando em demasia , levara bacterias alojadas na unha , passar a se desenvolver no ouvidinho , promovendo , assim , a otite (infecção e inflamação do ouvidinho) , 

alem de poder acarretar rompimento de vasos sanguineos , ter inchaços e ser ate caso de cirurgia, por conta disso.





Tratamento

O tratamento da doença isoladamente (quando apenas é diagnosticada ela ) é à base de tratamentos parasitológicos que atingem ao acaro da sarna otodecica , hoje em dia podemos encontrar essa eficiência no revolution , sendo o único medicamento que consegue atacar e prevenir essa doença . Alem de higienizar diariamente o ouvidinho à fim de não permitir maior infestação  e utilizar medicamentos para não infecionar e inflamar , ou seja, não desenvolver a otite .

Porem não é recomendável medicar seu mocinho sem o diagnostico correto , já que por conta de todo processo de infestação ser acelerado  , não é incomum a sarna otodecica estar acompanhada de outra inflamação ou infecção , então percebeu algo de diferente em seu mocinho , cerumin escuro , vá ate o veterinário para que esse diagnostique qual a relevância da doença à fim de um tratamento correto e eficiente .

Prevenção

*Higienização diária com produtos veterinários que tenham uma finalidade positiva para tal uso ;

*Com gase , passar vinagre de maça para sempre prevenir o alojamento dos ácaros ;

*Nunca usar cotonetes , pois o uso equivocado (adentrar mais na área auricular) pode ocasionar inflamação ;

*Sempre observar a cor do cerumim;

*Se houver gato em sua residência e esse tem o habito de passear pela vizinhança, o ato preventivo se torna mais intenso , já q esse poderá se contaminar com algum amiguinho e trazer para casa;

*Sempre oferecer alimentação superpremiun , suplementação vitaminica , rotina saudável à fim de permitir saúde emocional e física para assim , deixar a imunidade sempre equilibrada .



Pois é , oque parecia apenas uma sujeirinha mais escura no ouvidinho de seu mocinho ou uma mania de se coçar em demasia é algo muito mais serio não é ?
É por isso que sempre nos munindo de informações  corretas sobre nossos mocinhos , permite à eles uma vida  digna e cumprir com nossa obrigação  de mamãe e papai que somos : amar , respeitar e cuidar corretamente !!!.. afinal quem ganha com isso , não são apenas eles... já que olhar para nossos mocinhos saudáveis , brincalhões e animados ... não tem paga