Powered By Blogger

terça-feira, 7 de janeiro de 2014

O CAMINHO DO DESPERTAR HUMANO ATRAVES DA COMPAIXÃO PELOS ANIMAIS

OBRAS RECOMENDADAS

Imprimir

A VIDA DOS ANIMAIS - J. M. COETZEE

livro09
Convidado a proferir uma palestra na Universidade de Pinceton, o escritor sul-africano J. M. Coetzee surpreendeu sua audiência. Em lugar de um ensaio teórico, ele leu esta inquietante narrativa sobre a relação entre os homens e os animais.
Imprimir

AMIGO ANIMAL - PAULA BRÜGGER

livro08
Desde tempos imemoriais homens e animais têm convivido debaixo do mesmo céu, compartilhando este belo planeta que a todos abriga. Todo o tipo de relação se estabeleceu nesses tantos anos de convivência, nem sempre pacífica, muitas vezes extremamente conflituosa e de cunho exploratório e cruel por parte do homem.
Imprimir

ANIMALS, PROPERTY AND THE LAW - GARY FRANCIONE

livro01
Neste livro, o filósofo e jurista norte-americano Gary L. Francione analisa o status jurídico dos animais não-humanos enquanto itens de propriedade dos humanos, condição esta presente na maioria dos sistemas jurídicos. Verifica também como as leis de bem-estar animal operam dentro desse contexto, mais especificamente nos Estados Unidos e na tradição da Common Law.
Imprimir

ÉTICA E EXPERIMENTAÇÃO ANIMAL: FUNDAMENTOS ABOLICIONISTAS - SÔNIA T. FELIPE

livro13
Neste livro, a filósofa Sônia T. Felipe reconstitui os argumentos contrários à experimentação em animais vivos, formulados a partir de quatro perspectivas morais distintas e influentes: das tradições religiosas antigas, da filosofia moderna e contemporânea, da própria ciência, e da tradição jurídica. Nessas quatro fontes, podem ser encontrados argumentos que sustentam a tese do valor inerente à vida de todas as espécies, e argumentos que sustentam o valor da vida de outros seres apenas se servirem aos propósitos ou benefícios humanos.
Imprimir

GALACTOLATRIA: MAU DELEITE - SÔNIA T. FELIPE

livro15
O leite e seus derivados são alimentos pretensamente conhecidos por boa parte dos humanos, especialmente no ocidente. Quase todos que os consomem os idolatram. A alvura do leite evoca pureza, limpeza, saúde, desejáveis em qualquer alimento. Mas essa ilusão de pureza e saúde desaparece assim que o universogalactômano egalactocrata é descortinado, uma ação levada levada a efeito pela autora ao longo de dez anos de pesquisa, entre 2002 e 2012. Galactolatria: mau deleite era o livro que faltava, no Brasil, para ajudar as pessoas a conhecerem melhor o leite que ingerem e a realidade da vida das vacas das quais ele é extraído.
Imprimir

INTRODUCTION TO ANIMAL RIGHTS - YOURCHILD OR THE DOG? - GARY FRANCIONE

livro03
Gary Francione, filósofo e jurista norte-americano inicia este livro com uma constatação sobre o comportamento da imensa maioria dos humanos perante a animais não-humanos: esquizofrenia moral. De um lado, dizemos que é errado impor dor e sofrimento desnecessários aos animais não-humanos, de outro, nos envolvemos diariamente em práticas exploratórias que causam dor, sofrimento e morte que não podem ser consideradas necessárias sob nenhum sentido do termo, pois como o autor questiona; se por puro prazer dos olhos ou do estômago, divertimento ou moda, assassinamos bilhões de animais, que sentido há em existir o conceito de necessidade, se qualquer coisa pode ser considerada necessária? Outro sintoma da nossa esquizofrenia moral, é que de um lado, consideramos alguns animais como membros de nossa família, de outro, matamos e torturamos diariamente bilhões de animais que são exatamente similares aos primeiros na característica necessária e suficiente para possuir significância moral: são sencientes.

JAULAS VAZIAS - TOM REGAN

livro04
Em Jaulas Vazias, Tom Regan narra, de forma clara e envolvente, sua jornada até a descoberta intelectual da "consciência animal": o reconhecimento libertário dos animais como "sujeitos-de-uma-vida".
Sua inquietude quanto à natureza dos direitos humanos é estendida aos animais. Examinando a ética desses direitos, Regan revela um elo fundamental: os animais também querem viver e se importam com suas vidas mesmo que nenhum outro ser (humano ou não) se importe com elas.
Imprimir

O PORQUINHO QUE CANTAVA À LUA - JEFFREY MOUSSAIEFF MASSON

livro11
Quando os Elefantes Chorambestseller da autoria de Jeffrey Moussaieff Masson, foi o primeiro livro desde o tempo de Darwin a explorar o tema das emoções no reino animal, particularmente dos animais que vivem em estado selvagem. No presente livro, o autor centra-se sobretudo no mundo mais fechado dos animais de criação, revelando provas surpreendentes e irrefutáveis de que os animais de capoeira e de curral também têm sentimentos - e até mesmo consciência.
Imprimir

OS ELEMENTOS DA FILOSOFIA DA MORAL - JAMES RACHELS

livro05
Em Os Elementos da Filosofia da Moral, o filósofo James Rachels faz uma introdução às principais correntes de pensamento dentro da filosofia moral, em 14 capítulos, cada um dedicado a analisar os alcances e limites dos argumentos de uma determinada visão do que a ética é. Inicia o livro com uma introdução geral ao tema da ética, e analisa como concepção mínima da moralidade (aceita pelas correntes que incorporam um papel à razão na formulação dos juízos éticos) lidaria com três casos específicos envolvendo crianças deficientes.
Imprimir

POR UMA QUESTÃO DE PRINCÍPIOS: ALCANCE E LIMITES DA ÉTICA DE PETER SINGER EM DEFESA DOS ANIMAIS - SÔNIA T. FELIPE

livro06
A filósofa Sônia T. Felipe, neste livro, analisa a teoria do filósofo australiano Peter Singer em defesa da expansão do princípio da igualdade na forma da igual consideração de interesses semelhantes para incluir dentro da esfera do círculo dos seres contemplados com a considerabilidade moral, os animais não-humanos. Analisa também, na segunda parte do livro, as críticas feitas à concepção de Singer, tanto em relação ao seu alcance, de incluir os animais não-humanos, quanto aos seus limites.
Imprimir

QUANDO OS ELEFANTES CHORAM - JEFFREY MOUSSAIEFF MASSON

livro10
Quais as implicações de descobrirmos que os animais têm vida emocional? Deveríamos mudar o nosso relacionamento com eles? Deveremos deixar de comer animais que possuem uma vida social complexa, que são capazes de relações apaixonadas entre si e que amam desesperadamente as suas crias?
Imprimir

RAIN WITHOUT THUNDER - THE IDEOLOGY OF THE ANIMAL RIGHTS MOVEMENT - GARY FRANCIONE

livro02
Gary L. Francione, filósofo e jurista norte-americano, aborda nesta obra os fundamentos filosóficos que deram origem ao movimento de defesa animal no século XX. Traça um comentário também sobre os vários tipos de movimento de ativismo político que surgiram a partir das diferentes teorias filosóficas em defesa dos animais, seus ideais, suas metas a longo prazo e suas estratégias a curto prazo para alcançar essas metas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário