Powered By Blogger

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Pedido de perdão de dívida à Presidência da República?

Notícias
06/08/2014 – 16h29

Comissão da OAB/RJ e Defensoria pedem ações para salvar Suipa

Fonte: redação da Tribuna do Advogado 
 
O presidente da Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da OAB/RJ, Reynaldo Velloso, reuniu-se nesta terça, dia 5, com o titular do 1° Ofício de Direitos Humanos e Tutela Coletiva da Defensoria Pública da União, Eduardo Piragibe, para firmar uma parceria que visa a intervir junto ao governo federal para ajudar a sociedade de proteção de animais Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) a permanecer ativa.

A entidade acumula atualmente uma dívida de cerca de R$ 15 milhões relativa a débitos previdenciário. De acordo com a presidente da ONG, Izabel Cristina, também presente à reunião, já foi enviado um , que ainda não foi respondido.

Com mais de 70 anos de existência, a Suipa abriga milhares de animais abandonados, a maioria cães e gatos, e ainda mantém em sua sede, em Benfica, uma assistência veterinária a preços populares. Velloso afirma que será enviado um parecer formulado juntamente à Defensoria Pública no sentido de o governo buscar alternativas para a instituição. Ele defende o perdão da dívida alegando que a Suipa desempenha funções de Estado. "A entidade ampara e cuida de animais abandonados e atua como um verdadeiro hospital público veterinário, encobrindo a incompetência do poder público em formatar um programa de políticas para os animais". Segundo ele, o encerramento das atividades da entidade representaria uma "sentença de morte" para os mais de 2.500 animais abrigados atualmente.

Já Piragibe cobra que órgãos públicos municipais, estaduais e federais apresentem um plano de ação emergencial para o cuidado dos animais atualmente abrigados pela Suipa. "É preciso pensar em ações no que diz respeito às necessidades de abrigo, alimentação e clínica veterinária, além do controle populacional e resgate. Se não tiverem um plano para salvar os animais e evitar zoonoses, como podemos pensar em fechar esta instituição?", frisa o defensor.

A comissão e a Defensoria Pública também pretendem formatar uma audiência no mês de setembro para debater com especialistas possíveis soluções para a dívida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário