Powered By Blogger

quarta-feira, 23 de outubro de 2013

Ativista convoca a sociedade a debater experimentação com animais

 
 
 
 
 
 
 
 
Mais
 
1 de 21.359
 

[Olhar Animal] ENTREVISTA 

Ativista convoca sociedade a debater experimentação com animais
Entrada
x

Olhar Animal
20:05 (19 minutos atrás)

para Olhar, E-grupo
Maurício Varallo é diretor do site Olhar Animal, que se dedica à defesa dos Direitos dos Animais, sendo um nome nacionalmente conhecido por seu ativismo. O episódio ocorrido no Instituto Royal, que trouxe à tona uma série de questões que envolvem a experimentação animal no Brasil, tem promovido uma série de discussões na sociedade. Discussões que vão desde as implicações éticas sobre a utilização de seres sencientes em experimentos que promovem sofrimento e dor até questões políticas, já que diversas instituições recebem dinheiro público para apoiar suas pesquisas, muitas vezes usadas por indústrias e outras empresas que tem como objetivo o lucro.
 
Maurício analisa a importância da participação da sociedade no debate de temas como este, que muitas vezes se beneficia do desconhecimento e do silêncio da população. Para ele, é momento de se ampliar o debate, incluindo representações diversas da sociedade, dando transparência a esses tipos de experimentação, mostrando como é feita, e quais seus reais objetivos e sua validade científica.
 
Muitos cientistas defendem hoje que a experimentação animal como elemento de segurança para lançamento de produtos para humanos é desnecessária, e sem função objetiva, já que o teste em seres de espécies diferentes podem não ser confiáveis, afinal.
 
O ativista convoca a sociedade para aprofundar-se nesta questão, classifica que as grandes indústrias, ao afirmar que sem os testes em animais é impossível lançar produtos seguros, realizam chantagens emocionais. E defende que, na realidade, elas têm como motivação os lucros, uma vez que testes em animais saem mais barato do que aqueles feitos utilizando as novas tecnologias disponíveis.
 
Confira, nesta edição do Amazônia Brasileira, da Rádio Nacional da Amazônia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário