Powered By Blogger

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Empresas tentam impedir a aprovação de projeto que proíbe a exploração de cães para segurança

 ANDA » Agência de Notícias de Direitos Animais

Por Marli Delucca (da Redação)
Animal explorado como cão de guarda pelo grupo Escolta
Animal explorado como cão de guarda pelo Grupo Escolta, em São Paulo
O projeto de lei 55/2015, que proíbe a locação de cães no município de São Paulo, foi aprovado em primeira votação, porém o forte lobby das empresas de locação de cães tenta impedir sua aprovação na Câmara dos Vereadores e em seguida sua sanção.
Amanhã dia 13, às 10h30m na Sala Tiradentes, os vereadores amigos dos empresários que querem “utilizar” e “escravizar” os cachorros para ficarem na linha de tiro de bandidos e assaltantes vão tentar derrubar o PL 55/2015 na Comissão de Política Urbana, Metropolitana e Meio Ambiente.
Quem desejar coibir essa afronta contra os animais que também vai prejudicar muitos seres humanos, compareça ao Viaduto Jacareí, nº 100 – Bela Vista – 8º andar – São Paulo.
Na primeira audiência de votação apenas os empresários do ramo foram convidados e puderam se manifestar, defendendo a escravização dos cães. Afirmaram, inclusive, que o CCZ, ONGs e protetores “sérios” estão entre seus fornecedores de cães.
Os cães explorados são usados como escravos, pois trabalham contra sua vontade, não cobram férias, nem 13º salário e nem adicional periculosidade.
Vale lembrar que os vigilantes humanos já têm esse direito em todo o Brasil, exceto em cinco estados, e São Paulo é um deles. Os empresários paulistas recusam-se a pagar de imediato quando da sanção que previa o adicional de periculosidade aos vigilantes e seguranças privados devido ao risco de roubos ou outras formas de violência a que estão expostos.
Cada cão explorado nesse ramo pode trabalhar dia e noite sem alimentação adequada, não reclama pela falta de cuidados ou pela crueldade a que é submetido, e não traz demandas trabalhistas. Vivem isolados, sem contato com humanos ou outros animais, são vítimas de envenenamentos e tiros, e são expostos a riscos e descartados quando adoecem ou envelhecem.
Em março de 2013, o Rio Grande do Sul aprovou o projeto que proíbe o aluguel de cães para segurança patrimonial
caes_aluguel[3]
Uma série de denúncias de maus-tratos, abandono e acidentes envolvendo cães de guarda foi que colaborou para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul aprovar o projeto.
“Foram muitos acidentes e maus-tratos, não há fiscalização”, explicou o comandante do Batalhão de Operações Especiais (BOE) da PM gaúcha, coronel Kléber Rodrigues Goulart.
“Está proibido o aluguel ou arrendamento de cães para segurança. O animal doméstico é companhia para o ser humano. A crueldade de fazer o animal um trabalhador mais barato, não pagando 13º, aviso prévio e fundo de garantia, tira o emprego de um trabalhador profissional de vigilância. Quando você treina o cachorro para ser cão de guarda e o isola, ele vem com todo o instinto da sua ferocidade punitiva”, analisou o deputado Paulo Odone (PPS), autor da proposta.
Após análise de emenda ao PL, onde buscava-se a obrigatoriedade das empresas de que deveriam, durante o ano de transição da proibição definitiva, castrar seus cães explorados para guarda. Esta emenda passou com votação favorável de forma unânime.
Uma outra forma de se manifestar a favor do PL 55/2015, é informar a sua posição aos líderes da Câmara de Vereadores de São Paulo;
ANTONIO DONATO, PT = Presidente da Câmara Municipal de São Paulo donatopt@terra.com.br / fone 11-3396-4150
ARSELINO TATO, PT = Líder de Governo (líder do Prefeito) arselino@tatto.com.br / fone = 3396-4001 / 4002
MILTON LEITE = Líder do Bloco Parlamentar DEM/PR miltonleite@camara.sp.gov.br = fone = 11-33964237
NOEMI NONATO = Líder do PROS – Partido Republicano da Ordem Social noeminonato@camara.sp.gov.br = fone 11-33964341
NETINHO DE PAULA = Líder do PDT – Partido Democrático Trabalhista netinhodepaula@camara.sp.gov.br / fone 11-3396-4299
MARCO AURELIO CUNHA = Líder do PSD – Partido Social Democrático marcoaureliocunha@camara.sp.gov.br / fone = 11-3396-4238
LAÉRCIO BENKO = Líder do PHS – Partido Humanista da Solidariedade laerciobenko@camara.sp.gov.br / fone = 11-33964213
ANDREA MATARAZZO = Líder do PSDB – Partido da Social Democracia Brasileira andrea@andreamatarazzo.com.br / andreamatarazzo@camara.sp.gov.br fone = 11-3396-4460 / 4390
NELO RODOLFO = Líder do PMDB – Partido do Movimento Democrático Brasileiro vereadornelorodolfo@camara.sp.gov.br / nelorodolfo@uol.com.br fone = 11-3396-4232
TONINHO VESPOLI = Líder do PSOL – Partido Socialismo e Liberdade toninhovespoli@camara.sp.gov.br /toninhovespoli@terra.com.br fone = 11-3396-4655
ELISEU GABRIEL = Líder do PSB – Partido Socialista Brasileiro vereador@eliseugabriel.com.br / fone = 11-3396-4403
JULIANA CARDOSO = Líder do PT – Partido dos Trabalhadores julianacardosopt@camara.sp.gov.br / fone = 11-3396-4315
RICARDO YOUNG = Líder do PPS – Partido Popular Socialista ricardoyoung@camara.sp.gov.br / fone = 3396-4681
ADILSON AMADEU = Líder do PTB – Partido Trabalhista Brasileiro adilsonamadeu@camara.sp.gov.br / fone = 11-3396-4628
ATILIO FRANCISCO = Líder do PRB – Partido Republicano Brasileiro atiliofrancisco@camara.sp.gov.br / fone = 11-3396-4434
DALTON SILVANO = Líder do PV – Partido Verde daltonsilvano@camara.sp.gov.br / fone = 11-3396-4306
PASTOR EDEMILSON CHAVES = Líder do PP – Partido Progressista vereador.predemilson@camara.sp.gov.br / fone = 11-3396-4161

Nenhum comentário:

Postar um comentário