Prefeito de Porto Alegre protocola projeto de hospital veterinário
O prefeito José Fortunati entregou, na tarde dessa terça-feira, 19, à presidente em exercício da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Maria Dolores Pineda, o projeto do hospital veterinário de Porto Alegre, para o atendimento de animais 'de estimação'. 'Diante do grande número de atendimentos que realizamos por meio de parcerias com clinicas veterinárias, percebemos a importância deste projeto que é inédito, pois será o primeiro hospital público do Brasil nesta área', assegurou Fortunati.
O projeto, assinado pelo arquiteto Rodrigo Souza, foi definido após pesquisa em unidades de atendimento veterinário localizadas no país e exterior. Após essa etapa, foram adaptadas as necessidades do espaço, já ocupado pela Secretaria Especial dos Direitos dos Animais (Seda), na Lomba do Pinheiro, no município de Viamão, mas que pertence à Prefeitura de Porto Alegre.
“É neste espaço que atualmente são realizados os procedimentos de baixa e média complexidade e, a partir desta obra, serão realizados procedimentos de alta complexidade, para animais vítimas de maus tratos e atropelamentos”, explicou o prefeito, ao lembrar os serviços a serem oferecidos pela Unidade de Saúde Animal nos setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia e ambulatório.
A presidente em exercício da Fepam elogiou a iniciativa e garantiu apoio na liberação das licenças prévia e de instalação, que permitirão o início da obra. A expectativa inicial é de que a obra seja iniciada no segundo semestre de 2015. Os custos, em torno de R$, 3,5 milhões, serão bancados por um doador privado.
No terreno de 1.650 metros quadrados estarão concentrados cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, sala de recuperação para 150 animais e espaço de triagem para 120 animais. A prioridade do atendimento gratuito será para animais de famílias de baixa renda.
Fonte: Seda
Nenhum comentário:
Postar um comentário